Cinco alunos da disciplina mecânica das rochas, do curso de pós-graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) visitaram a Bemil, na companhia do professor titular do curso de engenharia de minas Evandro Moraes da Gama nesta terça-feira (14).
Segundo o professor, que há 42 anos é Docente na UFMG, a exploração de calcário dolomítico feito pela Bemil “se tornou uma referência” em todo o estado e, por isso, a empresa foi escolhida para receber os alunos e pesquisadores.
“Como aqui a mina tem uma formação geológica, que a parte estrutural desta formação é bem particular estruturalmente falando, eu resolvi trazer os alunos para eles entenderem melhor o que é uma formação de dolomita. Também para coletarem dados e entenderem como calcular uma estabilidade e verem como cada bancada é explorada e verem o cuidado da empresa com o meio ambiente e mostrar a área dos produtos finais”, explicou o professor.
Abrir a empresa para que pesquisadores e estudantes possam fazer suas análises acadêmicas faz parte da política da Bemil, segundo explicou Rosiane Máximo gerente administrativa da Bemil.
“Estamos sempre de portas abertas para a realização de pesquisas e estudos em nossa mina. Receber alunos da UFMG, acompanhados de um professor com larga experiência na área, mostra o nosso diferencial no mercado, não só por nossas formações minerais e exploração, mas por sermos parceiros de instituições de ensino que executam um trabalho sério na área acadêmica”.